MANIPULADORES PNEUMÁTICOS

Os manipuladores pneumáticos são equipamentos desenvolvidos para auxiliar na manufatura e manipulação de materiais em geral. Seus inúmeros modelos são fabricados para exercer suas funções de acordo com o tipo de produto a ser movimentado. Essa diferença entre os padrões existentes entre as máquinas acontece para que haja maior precisão na execução das tarefas, o que resulta na otimização de todo processo. Manuseados sem esforços desnecessários e por somente um operador, os manipuladores pneumáticos são ergonômicos, seguros, práticos e versáteis, pois funcionam para todas as direções do curso onde há necessidade do deslocamento de materiais. Esses dispositivos de manipulação auxiliam na diminuição de riscos de possíveis acidentes, aumentam a produtividade e influenciam na redução de custos operacionais da empresa.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MANIPULADORES PNEUMÁTICOS

Os manipuladores pneumáticos são equipamentos compostos por elementos altamente tecnológicos e articulados, cuja função é transportar objetos entre pontos distintos através de movimentos determinados pelo operador. O dispositivo mecânico adquire sua capacidade de funcionamento através da força do ar coletado que é utilizado como energia para o desempenho de sua movimentação. Além de atender as normas de segurança, também possui sistema de frenagem para evitar que o braço mecânico se mova sozinho; movimento mais preciso e maior capacidade de movimentação de carga; circuito antiqueda para o caso de faltar ar comprimido no mecanismo; entre outros.

USOS E APLICAÇÕES DOS MANIPULADORES PNEUMÁTICOS

Com variada capacidade de peso e características distintas, os manipuladores pneumáticos são desenvolvidos para movimentação de inúmeros tipos de produtos. Dentre eles destacam-se os equipamentos: pega caçambas, pega pneu, pega tambor, pega compressores e turbinas, pega bobina, pega embreagens, montagem de buchas, geladeira, entre outros. Cada modelo de máquina é elaborado e customizado especificamente para atuação de seu segmento, podendo ser utilizado em sua composição desde ventosas e garras mecânicas até elementos magnéticos.

MECANISMO DO SISTEMA PNEUMÁTICO

De forma simples e resumida, o sistema pneumático consiste em puxar o ar para o compressor e depois direcioná-lo para as partes do equipamento onde há necessidade. Esse encaminhamento do ar comprimido é feito por meio das tubulações e movimento dos pistões e eixos existentes na estrutura da máquina, que após seu acionamento possibilita o exercício das funções de equipamentos como manipuladores pneumáticos. Este tipo de sistema é muito prático, veloz e resistente. Ideal para quem pensa em investir em qualidade, segurança e funcionalidade.

VANTAGENS E BENEFÍCIOS EM USAR MANIPULADORES PNEUMÁTICOS

  • Agilidade e precisão na manipulação dos materiais;
  • Acionamento pneumático e baixo consumo de energia elétrica;
  • Equipamentos ergonômicos, seguros e flexíveis;
  • Inúmeros modelos para diversos tipos de aplicações;
  • Redução de risco de acidentes;
  • Resistência a variações de temperaturas;
  • Diminuição nos custos operacionais;
  • Aumento na produtividade.

SOBRE A EMPRESA

A empresa Seman é responsável pela fabricação de inúmeros modelos de equipamentos industriais pneumáticos destinados à manipulação de cargas. Oferece muitas soluções inteligentes para usos e aplicações em diferentes segmentos industriais na área de movimentação de materiais, possuindo patente de todos os seus produtos junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.