DISPOSITIVOS PNEUMÁTICOS

Muito comuns para exercer as mais diversas finalidades, os dispositivos pneumáticos oferecem soluções em ergonomia e movimentação de cargas, de modo prático e seguro, onde exista a necessidade de deslocamento do produto manipulado.

Existem diversos tipos de dispositivos pneumáticos, sendo que cada um deles exerce alguma atividade especifica no piso da fábrica. Assim, existem diversos dispositivos, que realizam a movimentação de cargas específicas como bobinas, chapas retas e dobradas, entre outras, realizando trabalho com segurança e praticidade.

O QUE SÃO DISPOSITIVOS PNEUMÁTICOS?

Um dispositivo pneumático é um dispositivo mecânico que utiliza a pressão do ar como força motriz para a movimentação objetos, auxiliando na segurança dos operários relacionados.

Funcionando por meio de ar comprimido gerado por compressores de ar, o dispositivo pneumático faz a transformação de pressão pela energia mecânica, transformando todo o ar coletado em energia. Em resumo, a pressão do ar gera movimento em um êmbolo que, por sua vez, realiza a movimentação dos componentes que estão presentes nos dispositivos pneumáticos.

TIPOS DE DISPOSITIVOS PNEUMÁTICOS

Diferentes dispositivos apresentam rendimentos diversificados, abordando as funções aos quais foram designados com diferentes estilos de operação. Os dispositivos pneumáticos são feitos para as mais diversas finalidades, sendo que dentre os muitos tipos, podemos destacar os seguintes: dispositivo pneumático para pega de tambor, dispositivos pneumático para pega de bobina, dispositivo pneumático para pega de pneu, entre outros. Existem ainda dispositivos pneumáticos para pega de caçambas, pega de compressores e turbinas, pega de embreagem, geladeiras, montagem de buchas, entre outros, cada um com características específicas.

O dispositivo pneumático para pega de bobina, por exemplo, é projetado exclusivamente para manipular bobinas para indústrias que trabalham com este tipo de matéria prima. Já os dispositivos para pega de pneus são construídos exclusivamente para manipular pneus, realizando sua movimentação e posicionamento correto, enquanto o dispositivo pneumático para pega de tambor é construído com as características necessárias para movimentação de produtos onde, normalmente, há a manipulação através do esforço humano, na área produtiva fabril.

Existem muitas vantagens em trabalhar com dispositivos pneumáticos. Entre elas, pode-se considerar que estes dispositivos são mais compactos e rápidos, quando comparados com dispositivos hidráulicos, por exemplo.

Com durabilidade e grande vida útil, eles realizam o trabalho para o qual foram designados, trabalhando em condições extremas, garantindo a segurança e a ergonomia do operador.