BRAÇO PANTOGRÁFICO

Como recurso fundamental para o trabalho na movimentação e deslocamento de cargas e equipamentos, o braço pantográfico é uma ferramenta prática e muito útil no trabalho mecânico, com foco, principalmente na movimentação de cargas com precisão. Com ampla resistência e uma dinâmica extremamente acessível, o braço exerce um trabalho de muita confiança nas funções a desempenhar, auxiliando no desenvolvimento destes processos.

Os braços pantográficos são dotados de duas barras paralelas articuladas em um sistema de mancal. Por este motivo, realiza suas atividades em apenas uma direção seja ela horizontal ou vertical.

Assim como os outros tipos de braços articulados, os braços pantográficos são muito úteis em diversas aplicações, devido a sua praticidade e flexibilidade de trabalho, onde garante um ambiente de trabalho ergonomicamente correto para operações específicas como, por exemplo, parafusamento e furação, e precisão na movimentação de cargas, onde produtos devem estar posicionados precisamente.

BRAÇOS PANTOGRÁFICOS AÉREOS

É composto, basicamente, de coluna, eixo principal e braço pantográfico, que conta com barras paralelas articuladas, como descrito anteriormente, considerando uma capacidade máxima de 300 kgf para transporte de carga e giro de 360° em torno de sua coluna. Estes braços são fixados em colunas ou estruturas das empresas.

Para precisão e resistência, a ferramenta ainda pode contar com acessórios de comando para a manipulação das cargas.

BRAÇOS PANTOGRÁFICOS FIXOS

Este modelo é ideal para locais com estrutura e espaço suficientes para fixação no solo, uma vez que, diferentemente do braço pantográfico aéreo, possui uma base, para fixação desta maneira. Sua capacidade máxima é de 300 kgf e o braço transporta cargas com giro de 360°.

Assim, é possível contar com os braços pantográficos para a realização de atividades que envolvam movimentação de carga e atividades onde seja necessária precisão e resistência, de modo que, para garantir esta situação, este braço ainda aceita acessórios de comando.