BALANCINS PNEUMÁTICOS

Muito utilizados pelas empresas e dentro da indústria de um modo geral, os balancins pneumáticos representam o que há de melhor e mais eficiente dentro do ramo de levantamento de cargas em “peso zero”.

São equipamentos precisos que permitem a elevação de grandes quantidades de carga sem maiores esforços.

Os sistemas pneumáticos garantem grande durabilidade, versatilidade, sustentação e segurança. Desta maneira, é um produto que garante o posicionamento preciso da carga com um esforço mínimo do operador de modo que é ergonomicamente confortável e com peso reduzido.

O QUE SÃO BALANCINS PNEUMÁTICOS?

Um balancim pneumático é um equipamento que tem por objetivo auxiliar no levantamento de carga, garantindo a segurança e ergonomia.

Sua aplicação mais comum é para erguer qualquer tipo de carga, de acordo com suas especificações, não excedendo os coeficientes de segurança, servindo de peça fundamental para que os operadores possam exercer suas funções normalmente, de maneira segura e confortável.

Os balancins pneumáticos são compactos, leves e de fácil manuseio, garantindo o mínimo esforço por parte do operador.

TIPOS DE BALANCINS PNEUMÁTICOS

Os balancins pneumáticos possuem diferentes tipos, sendo eles: balancim pneumático rotativo, balancim pneumático horizontal, balancim pneumático vertical e balancim pneumático especial duplo cabo.

O balancim pneumático rotativo é composto por um tambor de enrolamento do cabo que é acionado por ar comprimido. Este ar comprimido alimenta o cilindro. Durante a elevação, o êmbolo deste cilindro é movimentado de modo a acionar o tambor, mediante fuso de esferas circulantes, levantando a tampa em seguida. Durante o processo de abaixamento, o ar descarregado de acordo com a regulagem comandada pelo operador, aliviando a pressão no êmbolo e fazendo com que o tambor gire no sentido contrário.

O balancim horizontal, por sua vez, é equipado por uma haste flexível acionada pelo ar comprimido. Durante a elevação, o êmbolo se movimenta e traciona o cabo, levantando a carga. No abaixamento, o ar é descarregado de maneira semelhante ao rotativo, porém aliviando a tensão no cabo e permitindo a descida das peças de maneira controlada.

Já o balancim vertical tem o funcionamento muito semelhante ao horizontal. A diferença se dá basicamente no seu formato construtivo, uma vez que um possui seu eixo principal em diferentes direções.

Por fim, há o balancim especial de duplo cabo, que é uma variação do balancim pneumático horizontal, onde é dotado de estruturas de polias e cabos de aço com dois ganchos instalados em dois pontos distintos. Sua vantagem se dá na elevação de peças extensas onde é necessário garantir o equilíbrio em mais de um ponto para elevação, mantendo assim o equilíbrio destas peças.

Todos os tipos exercem funções similares de auxilio a elevação de cargas de até 400kg com “peso zero”, porém, com posicionamento diferenciado e perfeito para cada tipo de situação especifica.

Assim, independentemente das características, o balancim pneumático é uma excelente equipamento de auxílio para operadores e facilita as atividades das empresa.